quarta-feira, 7 de maio de 2014

Revestimento retrô


Existem vários revestimentos antigos e que voltaram com tudo como as pastilhas de vidro ou cerâmicas, ladrilhos hidráulicos, divisórias cobogó, cacos de cerâmica e cimento queimado.
O legal é usar esses revestimentos com uma decoração mais contemporânea, mesclando os dois estilos para não correr o risco de ficar com uma decoração toda antiga.














Essa foto mostra dois revestimentos retrôs sendo usados, o ladrilho hidráulico e o cobogó branco como divisória. Reparem que a cozinha tem um estilo mais contemporâneo, armários retos em madeira e na parte de cima portas em espelho que ajudam a dar mais amplitude, claridade e leveza.



Cobogós:
Elemento vazado que permite leveza, passagem de luz e ventilação. São usados para substituir paredes ou fazer divisória de ambientes.
Veja abaixo fotos que mostram o que é esse nome engraçado e como ele pode ser feito de vários materiais.




















Cobogó feito em gesso e pintado. Nesse caso ele entrou para substituir a cabeceira da cama e teve seu desenho valorizado pela iluminação. 


























Cobogó feito em madeira com pintura de laca vermelha.


























Cobogó em cerâmica amarela sendo usado ao redor da parede, completando seu fechamento e criando passagem de luz e leveza.
 
























Cobogó de gesso seguindo o desenho da palhinha. Quem não conhece a fachada da loja Farm que é toda fechada em cobogó de madeira seguindo esse mesmo desenho da trama da palha.


Ladrilho Hidráulico:
Ele é feito através de cimento pré moldado e curado em prensa hidráulica, sem queima, e é um revestimento muito resistente a choques.
Antigamente o ladrilho hidráulico era usado mais em áreas simples como piso de cozinha e copa, mas hoje ele é visto em paredes de lareira, piso de lavabo e hall social.

















Na foto podemos ver o ladrilho com formas geométricas em tons de azul escuro, cinza e branco sendo usado em uma área social.
Esse ambiente foi feito pelo arquiteto Roberto Migotto para Casa Cor. O revestimento é da Dalle Piagge.


Caco cerâmicos:
Quem lembra dos pisos de calçadas e cozinhas / área de serviço feitos através de cacos de cerâmicas?
Pois é hoje eles estão sendo usados como revestimentos decorativos.
Eles são subprodutos do fabrico dos ladrilhos e azulejos e nem por isso deixam de ser usados como decoração.
O assentamento desse revestimento tem que ser muito bem feito para que fique legal, o certo é deixa-lo bem nivelado tanto no piso como na parede, como mostra a foto abaixo.

 

Tacos de madeira:
Os tacos são ótimos pisos pois além de aquecer o ambiente, eles deixam bem mais aconchegante.
Antigamente se usava mais os taquinhos e hoje em dia os tamanhos mais utilizados são: 3X2 cm (taco palito), 7X35 cm, 7X42 cm e 10x40 cm, podendo ser fabricados em medidas especiais.



Azulejos antigos:
Como disse na matéria anterior os azulejos antigos ou portugueses, também fazem parte dos revestimentos retrô.
Antigamente ele era usado em todo o ambiente, como revestimento principal da cozinha, na varanda, ou ate fachada, mas hoje ele é usado apenas como um detalhe, seja num nicho ou uma parede, e quem sabe até uma bancada.




Cimento queimado:
Esse revestimento tem como ponto positivo a neutralidade, tudo combina com ele.
O ponto negativo é que é um piso frio por isso não se deve ser usado em dormitórios, e escorregadio quando molhado e por isso deve tomar cuidado onde usar.
Ele é muito utilizado em pisos, mas também em paredes e até tetos como mostra a foto abaixo.




Pastilhas de vidro ou cerâmica:
Elas podem ser usadas em áreas internas ou externas, secas ou molhadas, em pisos ou paredes.
É um revestimento também fácil de se combinar com porcelanatos e ate cimento queimado.

























Parede do box e nichos revestidos com pastilha de vidro.


As pastilhas na foto abaixo são produzidas pela Mazza Cerâmicas.
São feitas através de resíduos de louças sanitárias, ou seja, são produtos ecologicamente corretos e que contribuem para a preservação ambiental. Os materiais podem ser utilizados em pisos e paredes, tanto para áreas externas quanto internas.