quinta-feira, 9 de abril de 2015

Um quarto para duas crianças.

Fazer o projeto de um quarto para uma criança não é difícil.
Más já pensou ter que fazer o quarto para duas crianças?
Esse projeto precisa ser muito bem pensado e lógico que respeitando o gosto de cada criança.
Dependendo da idade elas vão preferir temas ou cores. Se cada uma for para um lado, é só você juntar as duas preferências!!!
Hoje em dia os apartamentos estão vindo com os dormitórios cada vez menores, e quando falamos de duas pessoas no mesmo quarto, isso significa que vamos precisar de espaço para a roupa das duas crianças e bancada de estudo.

Selecionei algumas fotos com opções e ideias.

Se o dormitório permitir duas camas lado a lado, selecionei algumas fotos abaixo:


Nessa segunda foto é fácil de perceber que o quarto é de duas meninas e cada uma tem sua preferência de cor. Uma escolheu o verde e a outra o rosa, mas seguiu a mesma linguagem! Ficou um charme e com certeza agradou cada uma delas.




Opções de quartos para dois meninos.

 

Opções de quartos para menina e menino.



Se o problema for espaço, a solução é o beliche com estação de trabalho embaixo da cama ou ao lado.




O mais importante além do espaço ser bem aproveitado, é que as duas crianças possam se identificar dentro daquele ambiente e para isso é preciso que tenha algum elemento tanto de uma quanto da outra.

Uma dica:
Caso o quartinho seja para duas crianças de idades bem distantes, como um bebê que vai nascer e dividir o quarto com o irmão, em vez de usar temas infantis, prefira cores e diferentes estampas.
Se forem de sexos diferentes, use cores neutras.
A personalidades de cada um deles, deve ser estudadas separadamente e depois você encontra um ponto de partida que seja em comum para as duas.




















Dez razões para fazer o RRT

A importância do Registro de Responsabilidade Técnica para o profissional, o contratante e a sociedade.

 

A conscientização dos arquitetos e urbanistas sobre a importância do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de suas atividades junto ao CAU vem crescendo a cada ano, em especial nas áreas de projeto e construção. Mesmo assim, é inegável a existência de dúvidas sobre os RRTs e o número de registros emitidos está abaixo da realidade do mercado, o que prejudica os profissionais, seus contratantes e a sociedade como um todo.

O RRT é uma exigência legal, decorrente da Lei 12.378/2010, que regulamentou a profissão de arquiteto e urbanista e criou o CAU/BR e os CAU/UF. O documento em si tem por objetivo identificar o responsável pela atividade técnica, bem como as principais características do empreendimento, obra ou serviço. Sua importância, porém, é bem maior.

Vejamos 10 razões.

Para o profissional o RRT é importante porque:
• Comprova a existência de uma relação com a obra ou serviço em realização;
• Define o limite das responsabilidades, respondendo o profissional apenas pelas atividades que executou;
• O registro pode ser utilizado como peça (prova) para instruir eventuais processos judiciais;
• É instrumento de comprovação de vínculo com as empresas contratantes, pois os profissionais podem efetuar o registro de desempenho de cargo ou função técnica;
• O RRT garante a formalização do acervo técnico do profissional e da empresa, elemento importante para comprovação da capacidade técnico-profissional em licitações e contratações em geral. A Certidão de Acervo Técnico (CAT) é fornecida a partir da baixa do RRT, ao final da conclusão dos serviços.


Para contratante e a sociedade em geral o RRT:
• Garante a fiscalização da atividade pelo CAU;
• Proporciona segurança técnica e jurídica, pois comprova que o serviço está sendo executado por um profissional legalmente habilitado e em situação regular com o Conselho profissional e leis vigentes;
• Serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade técnica dos serviços prestados;
• Em caso de sinistros, identifica individualmente os responsáveis, auxiliando na confrontação das responsabilidades junto ao Poder Público;
• Auxilia no levantamento e verificação do efetivo exercício da Arquitetura e Urbanismo no país, viabilizando a formação de um banco de dados importantes para o planejamento e futuras ações como maior entrosamento do ensino com o mercado de trabalho e dimensionamento da importância do setor no PIB nacional

Fonte: CAU

Salão Internacional do Mobiliário de Milão 2015




Sem dúvida esse é o maior evento internacional de design e referencias de decoração.
O Salão Internacional do Mobiliário de Milão trás as tendências para todos os mercados relacionados a Arquitetura e Design de interiores.
















Esse ano a feira acontece de 14 a 19 de abril e terá duas exposições novas:

1) Euroluce: que é a maior concentração por metro quadrado de design de iluminação. Os maiores fabricantes de luminárias do mundo irão mostrar o que há de mais moderno.
















 2) Salone de Ufficio que irá levar mobiliário de escritórios e propor uma nova maneira de conceber o espaço de trabalho como um todo.


 







quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tendencias de revestimentos para 2015

Estive na Expo Revestir que é conhecida internacionalmente como a Fashion Week da Arquitetura e Construção. Realizado anualmente no mês de março, na cidade de São Paulo, o evento divulga os lançamentos e tendências de acabamentos na arquitetura e construção.



Na parte de revestimentos, o desenho geométrico que já estava sendo usado o ano passado veio com tudo e é a nova tendência, ele apareceu impresso nos pisos de porcelanatos e em peças com alto relevo.


  

 

 

 

 

 











Diamante-Negro -  Portinari




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse revestimento é da Cimenteira de Louro e são peças em relevo


 

Geometric da Incepa




 

 

 

 






 

 

 

Porcelanato com impressão de figura geométrica dando efeito tridimensional da Roca.











Esse revestimento da DECORTILES chamado Calu Six para mim foi o campeão.
Reparem na foto da esquerda o painel misturando todos os tons, como ficou lindo!


 

 A Decortiles também mostrou os revestimentos com desenhos em relevo. http://www.decortiles.com.br/produtos/arabesco




Outra proposta que vem crescendo nos últimos anos, são os revestimentos madeirados que podem ser usados em piso e parede.
Tanto a textura quanto a tonalidade imitam perfeitamente a madeira.












Piso madeirado





















A madeira de demolição surge com variação de tonalidades e textura perfeita, formando esse lindo painel.


A marca Eliane trouxe porcelanatos madeirados ripado no tamanho 0.20 x 1.20m e 0.95 x 1.20m. Tem também a linha deck que permite ser usado na área externa.


 Na parte de louças, acabamentos e metais, a Deca me encantou.


Opções de cores de acabamentos.


  


















Pensando na estética e economia, as caixas acopladas dos vasos sanitários podem ser embutidas na alvenaria.

















Cuba dourada fosca ou polida, prateada fosca ou polida e torneiras coloridas chamaram a atenção.

















Cuba de piso quadrada e de parede, com torneira de piso curva tube. LINDO!






















Essa torneira foi o grande lançamento da Deca. O acionamento é feito apertando o botão que também regula o fluxo da agua. Um SHOW!!!




















Misturador e chuveiro dourado fosco.






















Cuba dupla com torneiras pretas.
  

  














Cuba branca com metais dourados.

 
  


















A Hydra levou a feira os produtos economizadores de água, e um deles é a Hydralux Duo, que pode ser acionada por sensor de ausência, após a utilização e saída do usuário. Possui também a descarga seletiva de 3 ou 6 litros por fluxo, que possibilita economizar até 60% de água. Tem também opção de acionamento mecânico e pode funcionar em alta ou baixa pressão.


  














As duchas Deca economizam água e mostram no visor a temperatura em que ela está.


A marca Viega Group levou para feira um vaso sanitário que tem a altura ajustável de acordo com o usuário. Um toque no botão permite que a distância entre o vaso e o piso seja regulada em até 8cm.
Quando o botão é pressionado, a bacia se movimenta lentamente através de molas com pressão a gás. 
Se colocar o peso do corpo sobre o assento, a bacia sanitária desce também lentamente. 





















A Viega levou também acionamentos de descargas, sendo um mais diferente do que o outro. Tem até acionamento feito com sensor, onde o usuário não precisa colocar as mãos. Muito mais higiênico.


















Outra novidade da Viega que chamou a minha atenção, foi a linha de Grelha Linear Vario. São ralos com grande capacidade de drenagem que podem ser usados em todas as áreas molhadas.
Entre as vantagens estão as várias regulagens do tamanho e dos formatos, podendo ser em U, em L ou simplesmente linear.